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Hoje em dia as pessoas estão sempre com pressa, o tempo é curto para suprir as atividades diárias e incluindo também o pouco tempo das refeições. Afinal de contas, são poucas pessoas que separam um tempo somente para se alimentar.

 

Essa falta de tempo é a principal justificativa que fazem as pessoas procurarem cada vez mais os famosos fast food. A comida rápida, o baixo custo e a variedade de opções, torna tudo mais perfeito, não é mesmo? Mas a realidade é outra, o alto consumo destes tipos de alimentos podem acarretar vários problemas à saúde.

 

Para muitos é tentador um sanduíche caprichado com várias batatas fritas e um copão de refrigerante ou então uma batata recheada com ingredientes variados, uma pizza saborosa com muito queijo, um hamburguer gourmet com os deliciosos ingredientes, sem contar com as sobremesas; sorvete, milk-shake e outras delícias...

 

Mas é importante analisar as propriedades nutricionais destes alimentos, se realmente eles são compostos de nutrientes saudáveis e necessários para o bom funcionamento do seu corpo. É justa a troca do prato com arroz, feijão, verduras, legumes e carne por esta rápida refeição composta por alimentos ricos em gordura?

 

 

 

Listamos 6 desvantagens do consumo de fast food. Veja quais são:

  1. Geralmente os ingredientes e acompanhamentos dos lanches deste tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol, que se consumidos em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, dessa forma você fica mais suscetível a ter doenças do coração, entre outras.
  2. Você encontra pouca quantidade de fibras, o que pode prejudicar o funcionamento intestinal, causando prisão de ventre. Além disso, o organismo deixa de ter os benefícios que uma alimentação rica em fibras pode proporcionar, como a diminuição de bactérias patogênicas e aumento de bactérias boas ao corpo, o que está relacionado a proteção do intestino contra o câncer e diminuição da absorção excessiva de glicose e colesterol.
  3. Há grande quantidade de sódio nesses alimentos. O excesso de sódio não é nada saudável, pois o sódio em excesso pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.
  4. Você sabia que um pacotinho de batata frita destes lanches rápidos pode ter 4,2g de gordura trans? Para você ter uma idéia a recomendação para esse tipo de gordura é que não ultrapasse o consumo de 2,0 gramas por dia. A gordura trans em grandes quantidades diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o colesterol ruim (LDL), o que pode provocar o entupimento de artérias, causar infarto e outros problemas de saúde.
  5. Além dos prejuízos ligados à alimentação, não podemos esquecer que muitas vezes você come estes lanches trabalhando, dirigindo, com pressa e acaba engolindo a comida, ou seja, a mastigação fica prejudicada. E isso influencia diretamente na digestão.
  6. O excesso de calorias dos alimentos de fast food contribui para a obesidade, já que um lanche ou um pedaço de pizza fornecem 400, 500 kcal. Em certos sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal! Somando batata-frita, refrigerante e sorvete, dá um total de calorias que muitas vezes é a quantidade adequada a ser ingerida num dia todo. Por isso, muito cuidado!

 

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